Dia ensolarado, condições extremamente favoráveis, mar liso e ótimas ondas. Tudo indicava uma manhã de surf perfeita e com grandes chances de boas imagens no Pico do Riozinho, Campeche, Florianópolis (SC).
Mas, para alguns surfistas que acordaram com toda essa animação e pegaram altas ondas, a volta do mar e o retorno para casa foi mais parecido com um pesadelo.
Ao chegar ao pico, sentimos uma movimentação estranha. Na entrada da praia do Riozinho, vimos Neco Padaratz com uma expressão tensa, ainda com roupa de borracha, parecendo procurar por alguém, enfurecido.
Tinham arrombado o carro de seu amigo, com quem ele foi surfar, levando equipamentos de surf, documentos e dinheiro.
Estacionamos o carro e logo percebemos que mais surfistas chegavam do mar e encontravam seus carros arrombados. Tratava-se de uma ação conjunta de marginais que ocorreu na manhã da última quinta-feira no Campeche, Sul da ilha, onde em menos de duas horas dois carros foram furtados e mais quatro arrombados e retirados pertences de seus donos.
Tudo minuciosamente planejado, pois um relator que teve seu carro furtado afirmou que ao chegar no local, não havia ninguém por perto. Assim, escondeu a chave do carro, prática comum entre a galera do surf, em um arbusto e foi despreocupado pro mar.
Nesta altura até o mar já havia piorado muito e ao invés de registrar boas manobras naquele mar perfeito, registramos a indignação da galera presente. O episódio fez voltar à tona um assunto que é clichê entre políticos x eleitorado: segurança!
Já não foi a primeira, nem trigésima vez que isso acontece no local e nenhuma ação dos órgãos competentes foi tomada. Fazemos assim, mais esse apelo! E deixamos também o alerta para a comunidade local e surfistas de fora para que não deixem objetos de valor nos seus carros ao irem surfar. Agir discretamente na hora de se preparar para o surf e estacionar os carros sempre em local movimentado também inibe furtos e roubos.
Se o acaso lhe colocar em uma cilada parecida, procure a polícia e faça o boletim de ocorrência. Todos os surfistas que foram lesados nesta ação dos marginais, fizeram o mesmo. Portanto as autoridades já estão ciente do ocorrido.
Vamos nos unir para que possamos continuar surfando na melhor vibe, de cabeça feita e sem preocupações!
Por Douglas Cominski / waves.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário