
Com nota 10 na final, Gabriel Medina conquistou mais um título na França neste domingo. Ele não deu qualquer chance ao australiano Mitch Crews e faturou os 20.000 dólares do Lacanau Pro com uma larga vantagem de 19,23 x 15,36 pontos.
O paulista deu um verdadeiro espetáculo de aéreos incríveis nas ondas da Grande Plage. Como no dito popular, fez barba, cabelo e bigode na França, pois na segunda-feira já havia festejado uma vitória mais espetacular ainda na categoria Pro Junior. Em 32 anos de história do Lacanau Pro, é a primeira vez que isso acontece.
“Foi a primeira vez que eu ganhei uma etapa em eventos Pro Junior e vencer de novo aqui na França, na mesma semana ainda, foi muito legal, estou muito feliz”, disse Gabriel Medina.
“Eu tenho treinado bastante as manobras desde o ano passado e eu entro para arriscar mesmo nas baterias. Eu não tenho nada a perder, então fico tentando os aéreos mais difíceis depois que já consigo uma boa vantagem nas baterias. É isso, tento apenas me divertir mostrando o que sei fazer e tem dado certo”.
Na decisão da segunda etapa da “perna européia” do ASP World 6-Star, atropelou seu adversário arriscando as manobras para arrancar notas dos juízes. Começou com uma nota 8,00, depois conseguiu um 7,43, na onda seguinte o primeiro show levou nota 9,23 e ainda ganhou 7,10, 9,00 e 8,53, antes de receber a nota máxima com um aéreo-reverse fantástico seguido por várias manobras até o fim da onda.
Medina compete com uma tranquilidade impressionante para um jovem de apenas 17 anos de idade e na etapa do Pro Junior tirou três notas 10, duas delas na semifinal perfeita de 20 pontos.
“Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, chocado”, disse o vice-campeão Mitch Crews, 21 anos. “Ele (Gabriel Medina) só me envergonhou aqui (risos). Na verdade, ele é um surfista incrível e você pode até aprender com ele, mesmo sendo ainda muito jovem. É um surfista muito talentoso e estou feliz pelo segundo lugar. Semana passada fiquei em terceiro na Inglaterra, agora em segundo aqui na França, então estou conseguindo uma boa campanha na perna européia e isso me deixa feliz também”.
O Lacanau Pro ficou parado na sexta-feira e sábado para aguardar a chegada de um novo swell previsto para entrar no domingo. Em séries de 3 pés com boa formação, Medina ganhou fácil a primeira semifinal do dia, contra a sensação do surfe norte-americano, Kolohe Andino.
Na outra bateria, Mitch Crews venceu o duelo australiano contra Ryan Callinan, que participou da final Pro Junior na segunda-feira e ficou em quarto lugar. Agora, dividiu a terceira posição com Kolohe Andino no pódio da tradicional etapa francesa em Lacanau.
Foi a segunda vitória consecutiva do Brasil neste evento, que no ano passado foi encerrado com uma decisão verde-amarela na Grande Plage. O paulista Wiggolly Dantas ganhou a final contra o catarinense Alejo Muniz e o carioca Pedro Henrique ainda ficou em terceiro lugar, sendo barrado nas semifinais. Desta vez, só Gabriel Medina chegou no último dia, com os também paulistas Miguel Pupo e David do Carmo parando nas oitavas de final realizadas na quinta-feira.
Próximas etapas:
A “perna européia” do ASP World 6-Star agora dá uma pausa nesta semana de Billabong Pro Teahupoo no Taiti e volta no dia 30 de agosto, com o San Miguel Pro até 4 de setembro em Zarautz, na Espanha. Estas serão as últimas etapas antes da rotação de meio de ano da elite do ASP Dream Tour 2011, que será concretizada com o resultado da etapa de New York, de 04 a 15 de setembro nos Estados Unidos. Os 32 primeiros colocados no ASP World Ranking disputarão a segunda metade da temporada.
Gabriel Medina é uma das novidades confirmadas e ganhou três posições com o título no Lacanau Pro. Mas, sua vitória mais importante foi no SuperSurf Internacional Prime em Imbituba (SC), que valeu 6.500 pontos, contra 3.500 da França. Ele agora assumiu o 17.o lugar no ranking, que era ocupado pelo catarinense Alejo Muniz. São sete brasileiros entre os top-32 atuais e Adriano de Souza é o mais bem colocado, em 12.o lugar.
Depois de Medina e Alejo, tem o cearense Heitor Alves em vigésimo, o potiguar Jadson André em 23.o, o carioca Raoni Monteiro em 25.o e o paulista Miguel Pupo em 29.o. Dois ainda tentam uma última chance de entrar no G-32 do ASP World Ranking na Espanha, o catarinense Willian Cardoso que está bem próximo da zona de classificação, em 34.o, e o paulista Jessé Mendes em 38.o.
Final do Lacanau Pro:
Campeão: Gabriel Medina (BRA) com 19,23 pontos - US$ 20.000 e 3.500 pontos
Vice-campeão: Mitch Crews (AUS) com 15,36 pontos - US$ 10.000 e 2.640 pontos
Por João Carvalho
Assessoria de Imprensa da ASP South America
Nenhum comentário:
Postar um comentário