28 de mai. de 2011
Pesca da tainha
Começou a época da Tainha no litoral catarinense!
A partir de 15 de maio a 30 de julho de 2011, teremos a tradicional e antiga época da tainha.
De dois anos para cá, algumas regras foram implantadas, para que ocorra um melhor aproveitamento, uma definição de área e outras exigências através do IBAMA.
"Mudança de regras para a safra beneficia pescadores”, a protelação do início da captura da tainha favorece o pescador artesanal.
Depois de amargar uma temporada de pouquíssimas tainhas na safra passada e retrasada, pescadores esperam uma safra gorda na temporada deste ano, pois tudo indica que o outono está mais equilibrado e com temperaturas amenas no litoral.
A abertura da safra sendo agora no dia 15 de maio, mais tarde que em anos anteriores, está proporcionando uma pescaria com tendência de ser mais farta e democrática, contemplando praticamente todas as comunidades pesqueiras da ilha de Santa Catarina e da Grande Florianópolis.
Segundo o depoimento de um grande pescador veterano SEO Aparício Inácio, do Campeche há mais de 50 anos na atividade, entende que a boa safra se deve ao “defeso” imposto pelo governo, adiando o início da captura. “A mudança ajudou porque os barcos não puderam sair antes e deixaram os cardumes se aproximar da praia”, acredita. (frase do jornal do Campeche)
O novo regramento, entre outras, determina que barcos tipo traineira, com capacidade de carga acima de dez toneladas, devidamente autorizados, devem pescar fora das cinco milhas náuticas, e, nas praias onde há pontos de pesca estabelecidos, a atividade está restrita a pescadores artesanais.
O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do IBAMA em Santa Catarina, informa que a fiscalização ocorrerá de forma ostensiva em todo o litoral do estado, até o dia 30 de julho, quando se encerra a temporada de pesca da tainha.
RESTRIÇÕES!
É praticamente uma LEI! "Em dias de mar pequeno o mar é do pescador em diversos points de surf"
Eu acredito que de uns anos para cá, os pescadores+surfistas não estão brigando como antigamente e está rolando o velho sistema: "Dia de swell grande eles liberam as praias alternativas"...
Então vamos colaborar, pois todos querem comer uma tainha fresquinha e gorda!
Abaixo alguma das praias que por tradição são restritas ao surf.
O surf fica PROIBIDO nas seguintes praias de Florianópolis:
Começando pelo NORTE DA ILHA: Ponta das Canas (Lambe-lambe) Lagoinha, Parte da Brava, Ingleses, Santinho e Canto das Aranhas. Parte do Moçambique estará liberado(veja bandeiras)
LESTE DA ILHA: Barra da Lagoa até o camping, Prainha e Galheta em mar baixo (tem que conversar) A Mole e Joaquina estão liberadas em toda a extensão. Gravatá também em dias de mar baixo costuma-se rolar cercos e também fica restrito.
SUL DA ILHA: Campeche, Parte das Areias, Parte do Morro das Pedras, Armação, Açores, Solidão, Farol dos Naufragados são os points restritos da região.
LITORAL SUL: Guarda do Embaú, Gambôa, Siriú, Praia Central, Parte do Silveira(mar baixo), Parte da Ferrugem (mar baixo), Parte do Rosa, Ibiraquera, Porto, Parte de Imbituba, Várias praias do Farol de Santa Marta e alguns points alternativos das regiões Norte de SC.
Bom galera, acredito que estas informações poderão orientar os surfistas novatos, rebeldes, que ainda não entendem a importância deste único período onde a tainha encosta.
Eu já tive problemas nas antigas com pescadores,polícia e não valeu a pena (acredito que muitos tem muitas histórias de terror)...
Em resumo, eles estão no direito e o meu conselho é respeitar e assim seremos respeitados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário