Pode-se considerar que Eraldo Gueiros e Carlos Burle são os bicampeões do campeonato de tow in patrocinado pela Mormaii na Laje da Jagua.
Neste sábado, eles repetiram o excelente desempenho e venceram os melhores atletas de tow in do Brasil, em ondas que chegaram de 5 metros, na laje a mais de 5 km de costa, no litoral de Jaguaruna (SC).
Pela vitória no Mormaii Tow in Laje da Jagua, a dupla recebeu o prêmio de 20 mil reais em dinheiro. “Vamos dividir este prêmio com a Atow-inj”, revelou Burle na premiação, que aconteceu no final de tarde.
Eraldo e ele (que é atleta da equipe Mormaii) elogiaram a associação, pelos esforços em organizar o evento em memória de Zeca Scheffer.
Para superar seus adversários, Carlos Burle conseguiu surfar o melhor tubo do campeonato, além de outras ótimas ondas que ele e o parceiro Eraldo dominaram com experiência. Os atletas se revezaram entre a pilotagem e o surf. A soma das notas dos campeões ultrapassou os 53,5 pontos.
Em segundo lugar ficou a dupla de Everaldo “Pato” Teixeira e Yuri Soledade. Ambos também atacaram as ondas da laje com muita perícia e atitude. A diferença de pontos foi pequena para os primeiros colocados. Yuri mora em Maui (Hawaii) e veio dos EUA só para competir no Mormaii Tow in Laje da Jagua.
Muitos discursos e momentos de emoção rolaram durante a premiação. Competidores e organizadores cantaram o Hino Nacional Brasileiro e fizeram um minuto de silêncio por Zeca Scheffer, que foi vítima de um acidente de carro em 2006, na BR101. Ele e Rodrigo Resende foram os desbravadores da Laje da Jagua. Três anos mais tarde, Zeca organizou o Mormaii Tow in Pro, em 2006, naquele mesmo pico.
Este ano, a competição foi realizada em apenas um dia. Cada dupla somava pontos numa única bateria, para aproveitar as melhores condições do pico no meio do mar, que funciona melhor sem vento.
As séries na Laje da Jagua amanheceram com 12 pés, e o mar ganhou pressão. Ondas de 15 pés foram surfadas para a direita. Segundo os juízes, a maior delas foi de Jorge Pacelli, que fez dupla com João Capilé.
A única mulher a competir neste evento foi Maya Gabeira. Ela chamou a atenção de todos pela sua ótima pilotagem e também pela coragem ao botar pra baixo numa onda perigosa, que acabou dando-lhe um caldo pesado.
Atletas de várias partes do Brasil participaram do evento em Santa Catarina. Ao todo foram 14 duplas, divididas em quatro baterias. Todos os competidores estavam contentes com o surf que rolou e respeitaram o protocolo passado pela Marinha do Brasil, que acompanhou toda a prova.
Além da patrocinadora Mormaii, este grande campeonato contou com apoio da Prefeitura de Jaguaruna, Site Waves, Art in Surf, ESPN, Revista Fluir, Jet Resgate, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Corpo de Bombeiros, Marcos Giraldi (empresário), Star Lite, Red Bull e Pizzaria Don Marco. A organização foi da Atow-inj (Associação de Tow in de Jaguruna) em parceria com a Abrasmo (Associação Brasileira de Surf Motorizado).
Resultado
1º) Carlos Burle e Eraldo Gueiros (53,5 pontos)
2º) Everaldo Pato Teixeira e Yuri Soledade (49)
3º) Thiago Jacaré Plínio Schmitz (48)
4º) Haroldo Ambrosio e Rodrigo Sininho (43)
5º) Romeu Bruno e Luis Formiga / Daniks Fischer e Phil Rajman (42)
Eraldo Gueiros na base da montanha de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário