30 de jun. de 2011

Pena Longboard Classic Jefson batalha pelo mundial

O paulista Jefson Silva, 23, é um dos destaques do Pena Bahia International Longboard Classic, evento válido pela primeira etapa do Circuito Brasileiro 2011 e que começa nesta sexta-feira na praia de Itacimirim, Camaçari (BA).
Clique aqui para ver as fotos

O atleta, que luta pelo bicampeonato do evento na Bahia, segue em busca de um patrocínio que o ajude a disputar do mundial da categoria ainda este ano, já que um dos representantes do Brasil no evento.


A vaga foi conquistada depois de uma bela campanha na perna brasileira do LQS (Longboard Qualifying Series) da última temporada, mas o atleta ainda não sabe se poderá competir no maior torneio da categoria.





"Hoje sem patrocínio não tenho condições para disputar uma etapa do WLT (World Longboard Tour) fora do Brasil. Espero conseguir um patrocínio o mais rápido possível para poder dar o meu melhor nessas etapas", revela Jefson

Jefson foi o grande destaque do último evento na Bahia ao exibir segurança e dar um verdadeiro show de manobras para ficar com o título. Já em Maracaípe (PE), ficou com o vice-campeonato na etapa vencida pelo local Halley Batista.


O jovem talento deu os primeiros passos no surf aos 14 anos na praia da Baleia, São Sebastião (SP), onde vive até hoje. Aos 17 estreou nas competições.

De família humilde, Jefson sempre chamou a atenção de todos não só pelo belo surf apresentado, mas também pela batalha para poder competir com os melhores atletas do pais. "Hoje estou viajando aqui no Brasil graças ao apoio dos Baleias Brothers e do Rudá Surf Shop", finaliza o campeão.

Confira acima o vídeo com os melhores momentos de Jefson Silva nesta e na última temporada. Interessados em patrocinar o atleta devem entrar em contato pelo e-mail jefsonsilvalongboard@hotmail.com ou pelo telefone (0xx12) 9765-5863.

12° festa regional da tainha 2011 Praia de Itapirubá.

NESSE FINAL DE SEMANA
FESTA DA TAINHA
PRAIA DE ITAPIRUBA
DIAS 01-02-03 DE JULHO
2011

29 de jun. de 2011

Tudo tem seu preço

Neste vídeo, o havaiano Clay Marzo mostra toda sua intimidade com os reefs mais afiados do planeta.

Com drops atrasados ou voando, Marzo mostra que por mais habilidoso, nenhum surfista escapa dos ‘rolas’ insanos.


Presented by - Westside Pride Media
Surfing by - Clay Marzo
Shot by - Adam Klevin
Edit by - Shaun Swink
Music - Ludwig van Beethoven - Symphony No.5

Rosaldo Cavalcanti - SUP com uma perspectiva diferente

O baiano Robertinho Vieira, vice-campeão do Pacasmayo Classic, visto através de uma perspectiva diferente.

Robertinho Vieira é um dos melhores supistas brasileiros da atualidade. O baiano gente boa vive viajando e competindo em volta do mundo. No último inverno havaiano ele estava lá. Surfando e competindo em Sunset beach.

Agora, acabou de voltar de uma SUP Trip pelo litoral peruano. Onde surfou altas ondas e competiu no Pacasmayo Classic. Foram muitos dias de ondas boas e longas no norte do Peru, curtindo ao lado dos amigos e, claro, surfando muito.

Num dia de free surf, em Pacasmayo, Robertinho instalou uma câmera no bico de sua Kaneca e registrou uma de suas ondas.

A onda de Pacasmayo é famosa por ser longa e super manobrável e o vídeo mostra a técnica de Robertinho com o remo. Veja como o baiano usa e abusa do remo para manobrar sua prancha ao longo de uma onda super longa, que dura cerca de 2 minutos.

Manifestação Pública – Programa Praia Segura, Surf Legal


Esportistas e simpatizantes decidiram realizar uma grande manifestação pública.

A equipe da Federação Gaúcha de Surf (FGSurf) realizou uma reunião extraordinária, aberta ao público, para debater o problema de mortes de surfistas presos em redes de pesca na costa do Rio Grande do Sul. O encontro, que aconteceu na noite desta segunda-feira (08/11) em Porto Alegre e reuniu mais de 40 pessoas engajadas na busca de uma solução, foi motivado devido à morte do 49° surfista, desde 1978, no Rio Grande do Sul.
Nesta reunião, por decisão da maioria, foram convocados atletas, simpatizantes do esporte, familiares e profissionais da Imprensa para uma manifestação pública em frente da Assembléia Legislativa do RS, às 12 horas desta quarta-feira (10/11), em defesa do programa Praia Segura, Surf Legal.

O jovem canoense, Thiago Rufatto, perdeu sua vida aos 18 anos no último feriado na cidade de Capão da Canoa após ficar preso em um cabo que prende uma rede de pesca. Após este lamentável incidente, diversas pessoas decidiram se engajar na busca pelo fim das mortes no Litoral Norte.
O deputado Sandro Boka, que abriu as portas de sua casa para receber os convidados, expos as dificuldades de conseguir aprovação do projeto de lei, que tramita na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O presidente da FGSurf, Orlando Carvalho, salientou a importância de buscar outro meio de pesca na costa, que não utilize redes fixas. Já o professor Nelson Gruber defendeu uma agenda de trabalho que possa surtir efeitos em longo prazo. O empresário Daniel Riolfi pediu que todos se mobilizem e mostrem a força da comunidade do Surf. Durante a reunião foram diversas manifestações emocionadas de amigos e familiares de vítimas das redes de pesca.
Segundo o estudo realizado pelo Centro de Estudo Costeiro e Geológicos (Ceco), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um corpo solto ao mar se locomove em média um metro por segundo em um dia de tempo bom. Já em um dia de tempestade ou de ressaca este mesmo corpo passa de um metro por segundo para quatro metros por segundo. Pensando nestes dados, foi proposto a mudança da lei que delimita a área para prática de esportes náuticos e pesca de 400 metros para 2.100 metros e mais uma área de 500 metros para escape.
Gabriel de Mello
Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf
51 99429922 begin_of_the_skype_highlighting            51 99429922      end_of_the_skype_highlighting – imprensafgsurf@gmail.com ou www.twitter.com/FGSurf

28 de jun. de 2011

Lani, o cão marinho da nova geração



O novo icônico cão surfista de Noosa, Lani, mostra suas habilidades aquáticas com o seu dono e treinador natural de cães, Chris de Aboitiz. See more at www.naturalbalancedog.com.au ou visite Lani no Facebook http://www.facebook.com/pages/Lani/336063296340?ref=mf

27 de jun. de 2011

Respeite

Respeite o mar; Respeite os surfistas de pranchinha; Respeite o pico pois ele sempre tem uma ordem (de chegada, de idade, de surfistas locais, ou melhor chegue bem no pico...)...Surfe em harmonia...pois surf é prazer....

22 de jun. de 2011

Tow-in->Inovação

Os surfistas de ondas grandes perseguem o perigo a cada ‘drop’ e foi pensando em um ‘wipeout’ em Mavericks, que o atletas Shane Dorian teve a idéia de uma veste que servisse ao mesmo tempo como um colete salva-vidas.
E foi apostando nesta iniciativa, que a Billabong ‘comprou’ a sacada e lançou a primeira veste autoinflável da história do surf. A roupa funciona apenas ao toque (puxada) da uma corda. Basta o surfista perceber que está em perigo e puxar um cordão, que o colete infla e o impulsione para a cima, proporcionando uma maior segurança para os ‘bigriders’.

O mecanismo foi desenvolvido depois de uma longa pesquisa entre a Bllabong e a Mustang Survival Corporation, além de muitos testes pelo ‘mentor’ Shane Dorian. A inovação permite que o surfista chegue à superfície em 10 segundos.
As experiências realizadas por Dorian foram muito positivas, trazendo-o para a superfície rapidamente e terminando com os ataques de pânico e ansiedades.

A Billabong está chamando a veste de 'Billabong V1' e admite que a idéia possa ser uma revolução para o surf, reforçando a segurança em ondas granes. Com certeza é uma nova tecnologia de ‘wetsuits’ para a elite de surfistas que encaram grandes desafios ao redor do planeta



Campeã prepara defesa

Atual campeã brasileira, a longboarder pernambucana Atalanta Batista treina forte para a primeira etapa do Circuito Nacional entre os dias 1 e 3 de julho na praia de Itacimirim, Camaçari (BA).

Natural de Maracaípe e irmã do "cometa" Halley Batista, Atalanta surfa de pranchão há pouco mais de dois anos e já é considerada uma das principais competidoras do país.

Confira abaixo o vídeo com a performance da atleta no Peru.

15 de jun. de 2011

Barra dos ossos quebrados(laguna sc)






Nas últimas semanas, tempestades de origem ciclônica atingiram o litoral Sul do Brasil acompanhadas de ventos intensos. Sempre de olho nos mapas de previsão, a equipe da Atow-inj (Associação de tow in de Jaguaruna) não perdeu tempo e saiu para desbravar novos picos na região.

O destino foi a praia de Laguna (SC), terra do surfista profissional Rafael Becker. Com o convite do surfista local Pepeu e do fotógrafo Ronaldo Amboni, os tow surfers armaram a barca e foram em busca da lendária Quebra Ossos, onda da Boca da Barra. 

No mesmo pico, em 2006, com a presença do eterno Zeca Scheffer, a equipe surfou direitas quilométricas que chegavam a 5 metros de face.

A praia é linda, cheia de belezas naturais. No outside, é possível ver botos, baleias e golfinhos. Depois do swell surfado em 2006, toneladas de pedras foram colocadas dentro do mar e o comprimento dos molhes aumentou consideravelmente.   

Muitos achavam que a bancada seria prejudicada, mas aconteceu o oposto. Atualmente, as ondas quebram mais para fora e ficaram ainda melhores. Vale destacar, antes as direitas impressionavam, agora, as esquerdas estão show. 

Pepeu realizou sua primeira sessão de tow in. Ele surfa o pico desde pequeno e comentou que até dá para encarar na remada, mas só quando as condições não estão extremas. O local também constatou que a Boca da Barra é um pico propício para o tow in.

Na sessão estavam presentes Thiago Jacaré, André Paulista, Pepeu, Plinio Cruz, Marcos Cabral, Lucas Barnis e o fotógrafo profissional Ronaldo Amboni, que registrou a galera em ação, confira na galeria. 







13 de jun. de 2011

A Deeper Shade of Blue


O renomado cineasta Jack McCoy teve seu novo filme selecionado para estrear no Hawaii, na noite de abertura do Maui Film Festival.

"A Deeper Shade of Blue" não é um filme típico de surf. É um filme sobre as raízes mais profundas do surf no Hawaii.

Aborda a antiga tradição, a arte de produzir pranchas e a eterna busca do homem pela sintonia com as ondas do mar.

Em 11 capítulos, os surfistas atuais são ligados aos antecessores, para uma profunda avaliação do que significa ser um surfista de alma e da força da cultura moderna do surf.

Esta é a 15a edição do Maui Film Festival, considerado um dos 10 melhores festivais de cinema dos Estados Unidos.

A área externa do Celestial Cinema, no Wailea Golf Course, será o cenário do novo filme de McCoy.

O famoso cineasta nasceu no Hawaii e foi morar na Austrália, mas seu espírito aloha continua forte.

O filme exibe momentos marcantes da conexão entre shapers e surfistas de Waikiki e Califórnia (EUA), além de legends como Rabbit Kekai, Joe Quigg, Gerry Lopez, Barry Kanaiapuni, Phil Edwards, Miki Dora, os irmãos Marshall e David Nuuhiva.

Também pintam na tela o fenômeno de Pipeline, Jamie O'Brien, e ícones do surf australianos como George Greenough, Wayne Lynch e Michael Peterson.

Outras atrações são as belíssimas imagens sub-aquáticas de Manoa Drollet nos pesados tubos do Tahiti e uma session com Kelly Slater e outros tops do World Tour em Jeffrey's Bay.



McCartney Jack McCoy tem ainda uma grande colaboração no clipe da nova música do lendário cantor Paul McCartney, intitulada "Blue Sway".

O videoclipe estreia no próximo dia 19 de junho e conta com imagens cinematográficas do oceano produzidas por McCoy.

Para obter mais informações, visite os sites Mauifilmfestival.com e Adeepershadeofblue.com.

11 de jun. de 2011

8 de jun. de 2011

Nike - Saiba como participar do The Chosen

A Nike anunciou essa semana o lançamento da campanha global “The Chosen”, que leva a assinatura "Just Do It", e você pode participar de um concurso de vídeo, pelo facebook, convidando skatistas, surfistas, ciclistas de BMX, esquiadores e snowboarders, a enviar um vídeo de sua equipe. O prêmio será uma viagem com direito a produtos e experiências exclusivos da marca.

Confira como participar

O que é The Chosen?
Concurso mundial de vídeos de esportes de ação feito por equipes. No Brasil, os esportes participantes são: surfe, skate e BMX.

Como participar?
Crie, edite e envie um vídeo que capte o estilo, a camaradagem e a criatividade da sua galera.

Como ganhar votos?
A equipe que conquistar o público nos canais da Nike 6.0 vai realizar o sonho de viver como um surfista profissional.

Passo-a-passo
1. Reúna três amigos e forme a sua galera;
2. Faça um vídeo criativo mostrando o jeito dessa galera;
3. Curta a nossa página no Facebook e inscreva-se na aba The Chosen;
4. Divulgue, compartilhe, espalhe.
Crie um buzz com seu vídeo.

Qual a premiação?
A equipe vencedora do The Chosen ganha uma viagem com tudo pago para um destino de sonho, entradas VIP para eventos da Nike e um kit de produtos customizados.

Saiba mais em
nike.com/chosen

SUP WT - Picuruta nas quartas de final no Tahiti


Começou nesta última quinta-feira, dia 2 de junho, a terceira etapa do circuito mundial de Stand Up Surfing, que está sendo realizada em Sapinus, no Tahiti.

Esquerdas grandes e tubulares de 10 a 12 pés quebraram na rasa bancada para o primeiro dia de competição e agora só restam quatro baterias para o encerramento do Round 3.

Entre os atletas brasileiros que estão disputando esta etapa, apenas o dez vezes campeão brasileiro de longboard, Picuruta Salazar, está garantido nas quartas de final.

Picuruta avançou junto com o tahitiano Arsene Harehoe numa difícil disputa que também incluiu o havaiano Ikaika Kalama, um dos melhores stand up surfers do mundo.

Fabiano Tissot também continua na briga pelo título em Sapinus mas ainda terá que entrar em ação pela quinta bateria do Round 3, que vai iniciar o próximo dia de competição.

Alexandre Magrinho e Leco Salazar, vice líder do ranking mundial, foram eliminados na repescagem.

Assista ao vídeo com os melhores momentos do primeiro dia de competição!

7 de jun. de 2011

Medina espetacular na Vila


Em ondas de 2 metros e excelente formação, o atleta derrotou o experiente australiano Tom Whitaker pelo placar de 19.10 a 10.66 na decisão do evento válido como etapa Prime da divisão de acesso para o World Tour. 

Pela vitória, Medina fatura 6.500 pontos no ranking unificado da ASP, entra no seleto grupo dos 32 surfistas que se classificam para o World Tour, além de levar o cheque de US$ 40 mil para casa.

A final foi uma repetição do que o brasileiro fez durante todo o domingo gelado e de extensas esquerdas na praia da Vila. Sem dar chances ao aussie Tom Whitaker, ele somou notas 9.10 e 10 com sequências impressionantes de batidas, rasgadas, rabetadas e aéreos.

Na onda em que tirou 9.10, ele primeiro voou com as mãos na borda, mandou algumas batidas até o inside e finalizou com outro aéreo, desta vez rodando, para deixar Whitaker em situação complicada logo nos primeiros minutos.

Na segunda metade da bateria, o brasileiro preparou outra sequência de rasgadas, batidas e aéreos para cravar nota 10 unânime em uma esquerda e descartar um 8.77 para ser o grande campeão com oito das dez melhores ondas surfadas de todo o campeonato. 

"Estou amarradão, sem palavras. Venci na praia Mole há dois anos, quando eu tinha 15 anos, e não sei o que falar. Queria agradecer a todo mundo que veio na praia e torceu por mim", comemora Medina, emocionado com a vitória.

"É primeira vez que eu surfo aqui na Vila. Queria surfar bem esta onda e graças a Deus deu tudo certo. Trouxe toda minha família e acabei me sentindo em casa, surfei confortável. Queria agradecer ao público daqui de Imbituba e também os meus patrocinadores, se não fosse eles eu não estaria aqui", completa o surfista, vigésimo sétimo colocado do ranking mundial.


Já o vice Tom Whitaker pulou para a trigésima sexta posição e fez questão de cumprimentar o brasileiro ao sair da água. "Gabriel foi o melhor surfista do evento, sem a menor dúvida. Ele estava com tudo, ninguém conseguiria ganhar dele hoje. É um surfista jovem e tem um grande futuro pela frente, só tenho que parabenizá-lo. O brasileiro tem que estar muito orgulhoso por ter um surfista como ele", afirma o aussie, que recebeu US$ 20 mil de premiação e 5.200 pontos no ranking mundial.

O dia decisivo do Super Surf Internacional foi marcado por pontuações altas e um excelente nível apresentado pelos atletas. Depois da passagem de um ciclone no último sábado no litoral Sul catarinense, o mar proporcionou excelentes condições em de fortes emoções em Imbituba.

Gabriel Medina quebrou todos os recordes do evento. Na bateria das quartas-de-final contra o norte-americano Damien Hobgood, ele conseguiu o primeiro 10 unânime do dia em um aéreo rodando logo na primeira manobra. Depois o paulista ainda teve fôlego para cravar o maior somatório da competição com pauladas e rasgadas bem definidas até o inside de nota 9.73.

"Eu nem sei direito como foi. Quando dei a cavada vi que dava para mandar o aéreo 360º. Era uma onda com tamanho e deu certo. Por isso que eu gosto de bateria homem-a-homem, dá para arriscar mais. Graças a Deus deu tudo certo e ainda achei outra onda boa, um 9.73", conta Medina, que venceu o norte-americano por 19.73 a 13.74.

O tapete de plásticos nos oceanos

O dia mundial dos oceanos está chegando e temos muito que pensar. Será que, nesse dia 08 junho, temos o que comemorar?

A pergunta é simples de responder. Não. Já que quando vamos às praias, não é difícil ver elementos plásticos como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, boiando na água.

Segundo dados do relatório do Programa Ambiental da ONU, esses elementos formam a maior parte do lixo encontrado nos oceanos. A imundice das praias brasileiras em geral no verão é testemunha que a população ainda não tem consciência dos danos causados ao meio ambiente, e ao próprio homem, pelo lixo.

Alguns danos sãos mais perceptíveis a olho nu e outros mais discretos, mas nem por isso menos prejudiciais. Os plásticos que ficam boiando na água, por exemplo, soltam resíduos químicos que são potencialmente cancerígenos. Este resíduos são comumente ingeridos por pequenos peixes e assim se acumulam na cadeia alimentar marinha, chegando até nós, que somos um dos principais predadores dos mares.

Plásticos podem ser confundido com comida por vários animais, inclusive os mamíferos marítimos, pássaros, peixes e tartarugas. Estas, em particular, podem confundir as sacolas plásticas flutuantes com águas-vivas, um de seus alimentos favoritos. O relatório da ONU, por exemplo, aponta uma pesquisa realizada com o Fulmarus glacialis, um pássaro encontrado na região do Mar do Norte.

Foi possível observar plástico dentro do estômago de 95% dos pássaros analisados. Além disso, de acordo com Programa Ambiental das Nações Unidas, produtos plásticos, pontas e maços vazios de cigarro e de charuto estão entre os produtos mais encontrados nos oceanos, correspondendo a 40% do lixo encontrado no Mar Mediterrâneo.

Segundo a ONU, há pelo menos 18 mil pedaços de plástico por cada quilometro quadrado dos oceanos. São dezenas, talvez centenas de milhões de toneladas, quantidade essa que cresce a cada ano.

Cabe a cada um de nós respeitar o que temos ao nosso redor e entender que tudo na natureza está interligado. Da próxima vez que for à praia, deixe-a mais limpa que você encontrou. E repita isso todas as vezes.



Surfrider Foundation Brasil